sábado, 28 de março de 2015

O escurinho itapajeense! (Serviço de utilidade pública)



Sabe aquela música que ficou bastante conhecida na voz da cantora Rita Lee, que diz "no escurinho do cinema..."? Hoje ela poderia ser a trilha sonora do município de Itapajé. Só está faltando mesmo o cinema, o escurinho já temos! 
Inúmeras ruas estão convivendo e se adaptando à nova realidade, o que pode ser visto nas imagens abaixo:

Estudantes a caminho da escola
Torcedores do Itapajé F.C. na saída do estádio Vieirão
Criança aguardando sua vez para brincar no "Pula-pula"

Há quem diga que esta situação pode contribuir para o aumento de atos ilícitos, mas sabemos que em Itapajé estes atos são realizados a qualquer hora, inclusive durante o dia. Então, o que nos resta é admirar as belas imagens que só o nosso município, com exclusividade, pode proporcionar. Vemos velas encandeando em todos os lugares. O único problemas são as queimaduras que, porventura, algumas pessoas sofrem. 
Pensando nessas pessoas o blog Exclamação! vai ensinar você a confeccionar um protetor para pingos de vela.

Leia atentamente e seja feliz!


Instruções

MATERIAL NECESSÁRIO:

  1. Cartolina, compasso, régua, tesoura, estilete, vela e borracha.
  2. 1
    Abra o compasso para medir 4 cm a partir da ponta do grafite até a agulha. Essa medida é o raio do círculo, que produzirá um círculo completo com um diâmetro de 8 cm. Torça o compasso para desenhá-lo.
  3. 2
    Meça o diâmetro de sua vela através da parte mais larga da sua base e adicione 1 cm para formar a abertura da vela. Por exemplo, se o diâmetro for de 1 cm, precisará criar um círculo de 2 cm de diâmetro.
  4. 3
    Abra o compasso, deixando uma distância de metade da medida da abertura da vela. No caso do exemplo, deve ter 1 cm de distância entre a ponta do grafite e agulha.
  5. 4
    Pressione a agulha do compasso na cartolina, no mesmo buraco da segunda etapa. Depois gire-o, de maneira que a agulha permaneça no local e o grafite desenhe um círculo completo na cartolina.
  6. 5
    Corte o círculo de 8 cm.
  7. 6
    Divida o círculo central em oito, desenhando quatro linhas retas percorrendo o diâmetro do círculo. Depois, faça linhas espaçadas igualmente entre as quatro, criando oito. Certifique-se de que todas as oito linhas tenham tamanhos iguais.
  8. 7
    Corte cada uma das linhas com um estilete. Tenha cuidado para não dobrar as abas.
  9. 8
    Apague quaisquer marcas na cartolina. Depois, empurre a base da vela através das abas do círculo central, de maneira que elas segurem o papel à vela.
  10. Fonte: