domingo, 26 de maio de 2013

Encontrei um vereador que trabalha!

Em minhas andanças por alguns municípios do Vale do Curú, cheguei ao município de Paraipaba, mais precisamente numa localidade conhecida como 2ª Etapa. Lá chegando conheci alguns moradores, bem como suas principais atividades econômicas e suas condições de trabalho e moradia. Pude perceber que a principal atividade agrícola do município é o cultivo de coco, tendo em vista que as características do solo, relevo, clima e disponibilidade de recursos hídricos contribuíram para instalaçao do Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba, em 1974, com área de 12.000 hectares, onde 3.287 hectares correspondem a área irrigada, com destaque para o cultivo do coco (2.500 hectares). Fonte: cnpat.embrapa.br


Foi exatamente no meio de um destes coqueirais que eu avistei dois trabalhadores. Chamei-os e aguardei-os por alguns minutos. Quando eles chegaram visualizei neles o perfil típico de agricultores: chapéu, roupas simples e sujas de barro, mãos calejadas e o uso de um jumento para o transporte da produção colhida. Apenas um deles, inicialmente, falava comigo, enquanto o outro, de chapéu, apenas observava. Porém, quando eu já estava prestes a ir embora, o agricultor que apenas observava começou a falar. Falava das características de sua comunidade, das obras que haviam sido feitas, como calçamentos, dez casas populares, manutenção da escola, recuperação de estradas, etc. Percebi em sua fala que ele era um representante local, talvez um líder comunitário ou presidente de associação. Porém, o homem do campo com quem eu conversava era um ativo vereador de Paraipaba: Walter Martins ("nome de guerra", seu verdadeiro nome é Manoel Paulino Cavalcante), que já estava em seu segundo mandato.


Não era pra ser assim, mas tive um impacto e aquilo me espantou. Ele me perguntou se na

minha cidade (Itapajé) os vereadores trabalhavam como ele. Respondi que eles não trabalham nem na Câmara, imagine fora dela. Foi motivo de risada para ele, que prosseguiu dizendo que político tem que trabalhar para a comunidade, defendendo os interesses da mesma. Ele também se orgulhava de que, na história do município, foi o "único presidente da Câmara que teve suas contas aprovadas". Quando comentei sobre a tramitação no Senado da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 35/12) que propõe a extinção do salário dos vereadores de municípios com menos de 50 mil habitantes, ele disse que era totalmente a favor, concordando comigo que o cargo eletivo deveria ser digno de honra, e não encarado como profissão, tendo em vista que muitos vereadores "trabalham" menos de cinco horas por mês, resumindo seu trabalho às sessões. Com isso, ganhei o dia!

Gostaria que muitos conhecessem essa experiência que tive, por isso a divulgo neste blog. Provavelmente repercutirá pouco pois não são muitos os que interessam-se pelo assunto. Mas para os que lerem, fica o alerta: fiscalizem seus representantes do executivo e do legislativo, valorizem os que realmente trabalham e não sejam ludibriados por apertos de mãos finas.

sábado, 25 de maio de 2013

Substância misteriosa atrai pessoas para a Barragem Itapajé!


Recentemente, uma grande aglomeração de pessoas pode ser vista na recém inaugurada Barragem Itapajé. Tratava-se de uma eventualidade que chamou a atenção de pessoas da cidade e de municípios próximos. A notícia de que uma substância (não identificada pela população leiga itapajeense) havia aparecido na barragem se espalhou rapidamente gerando tumulto e intervenção das autoridades de segurança pública, como podemos observar na imagem ao lado. 

A Barragem Itapajé era um antigo sonho dos munícipes que sofriam ano após ano com a problemática da seca e, essas mesmas pessoas, tiveram seus ânimos reavivados com a construção da barragem que acabou tornando-se ponto turístico e alvo de fotografias, compartilhamentos, comentários e curtições, tanto nas redes sociais, como nas rodas de conversa. A imagem da obra concluída estava gravada na mente das pessoas.

Porém, a realização do sonho de todos parecia que estava sendo ameaçada. Algo estranho estava acontecendo e uma substância estava se infiltrando no interior da barragem.

Alguns, não acreditando naquilo que estavam vendo com seus próprios olhos, ou talvez por estarem com receio de se aproximar, preferiram observar toda aquela movimentação à distância, o que é bastante compreensível quando se tem diante de si aquilo que nunca se viu, ou que não é comum. Muitos dos curiosos passaram a sofrer de Síndrome do Pânico. (A Síndrome do Pânico caracteriza-se pela ocorrência de ataques de pânico inesperados e recorrentesOs ataques de pânico, ou crises, consistem em períodos de intensa ansiedade e são acompanhados de alguns sintomas específicos. Os mais comuns são taquicardia, sensação de falta de ar, dificuldade de respirar, formigamentos, vertigem, tontura, dor ou desconforto no peito, despersonalização, sensação de irrealidade, medo de perder o controle, medo de enlouquecer, sudorese, tremores, medo de desmaiar, sensação de iminência da morte, náusea ou desconforto abdominal, calafrios ou ondas de calor, boca seca e perda do foco visual. Fonte: www.psicoterapia). 





Enfim, passadas as turbulências, especialistas foram chamados para tentarem elucidar o caso. Foi constatado que a substância misteriosa presente na admirável Barragem Itapajé era  Água (H2O).





terça-feira, 7 de maio de 2013

Generosidade no ambiente de trabalho... e nos outros ambientes também!





São Paulo - A poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985) dizia que feliz é a pessoa que divide o que aprende e sabe com os que estão ao seu lado. Sábias palavras, vindas de uma mulher muito simples e muito elegante também. O ato de compartilhar é uma gentileza. Há uns bons anos li uma notinha numa revista feminina que dizia que a gentileza faz bem à saúde.

A nota informava que um cardiologista americano estudou as reações que os atos de generosidade e gentileza provocavam em nosso corpo. Segundo o estudo, todas as vezes que você é gentil com outra pessoa, uma reação interna faz com que você desacelere todos os seus órgãos e, dessa maneira, proteja seu coração dos males do estresse.

O profissional que, além de polido, é generoso faz um bem enorme a si mesmo e à própria carreira. Ao compartilhar seus conhecimentos e sua experiência, o generoso tende a ganhar a admiração e o respeito de seus pares e subordinados.

Afinal, quem de nós não quer estar perto de uma pessoa genuinamente generosa, que joga limpo sempre e que o tempo todo divide com o time aquilo que sabe? Tendo a equipe ao seu lado, as chances de o generoso obter bons resultados aumentam. 

Que delícia é ser parceiro de um líder ou de um colega que vibra de forma verdadeira a cada conquista nossa e a cada passo dado que nos deixa mais perto do sucesso. O ser humano generoso compreende que, quanto mais ele divide o que sabe com os que o rodeiam, mais ele agrega aos outros e, da mesma forma, mais ele cria possibilidades de expandir sua sabedoria, sua expertise e seu conhecimento também.

Aquele que costuma agir de maneira contrária, temeroso por levar a pecha de bonzinho ou de bobão, precisa rever conceitos: dividir na vida profissional é quase sempre sinônimo de somar. Não tema que outros levem os louros da glória em seu lugar — os parceiros generosos sempre se lembram de mencionar seus mentores ou sua fonte de inspiração para o sucesso. 

Os mesquinhos que não agem assim em pouco tempo despencam das alturas, pois, à medida que as pessoas percebem aproveitadores ao seu redor, tratam de se relacionar com eles de outra maneira, quase sempre numa distância polida que os coloca no lugar que pessoas assim merecem ocupar.
Fonte:



sexta-feira, 3 de maio de 2013

O perigo dos transgênicos!


Este símbolo aí, é do Alimento Geneticamente Modificado (Ou Alimento “Frankstein”). Trata-se de um alimento criado artificialmente em laboratório.
Você sabe o risco que corre ao consumí-lo?
Vejamos...

Primeiro, o caso das cobaias.

Os transgênicos não se sairam bem com testes em cobaias (ratos) de laboratório. Os ratos tiveram tumores e outras complicações ao consumirem MILHO TRANSGÊNICO.
Divulgado aos quatro cantos, mas o Governo Brasileiro nada faz....veja a seguir:





Mas os transgênicos são consumidos no mundo todo, então eles são seguros, certo?
Errado. A Europa não está consumindo os transgênicos. Recentemente, até a BASF, uma multinacional muito conhecida no ramo de transgênicos, desistiu de vender seus produtos na Europa. Os Europeus são mais esclarecidos que os inocentes brasileiros, e boicotaram o consumo de milho e batata transgênicos.

Os Transgênicos e o Governo

• O governo brasileiro obriga a incluir o símbolo do “T” nas embalagem quando um alimento possuir mais que 1% de transgênico em sua composição. A empresa que descumprir este requisito está sujeito a multas que começam a partir de R$ 500 mil.
• Veja alguns exemplos de embalagens:










A falta de informação da população faz com que o Brasil seja um grande mercado de alimentos não-saudáveis, e isto certamente trará prejuízos para nossas próximas gerações.
Por isso vai um apelo:



Não há necessidade do homem interferir nos alimentos que a natureza nos oferece.
Ninguém é Deus para alterar o DNA dos seres que aqui vivem.








quinta-feira, 2 de maio de 2013

POESIA DE QUINTA!


O tempo passa ? Não passa

Carlos Drummond de Andrade


O tempo passa ? Não passa
no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.

O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.

Não há tempo consumido
nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.

O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada,
amar é o sumo da vida.

São mitos de calendário
tanto o ontem como o agora,
e o teu aniversário
é um nascer a toda hora.

E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade.